A APLB visita CMEI em Águas Claras – A educação infantil é um direito das nossas crianças e suas famílias. Deve ser garantido com qualidade!

A APLB visita CMEI em Águas Claras – A educação infantil é um direito das nossas crianças e suas famílias. Deve ser garantido com qualidade!

A Educação Infantil é a primeira etapa da formação escolar de uma criança. É preciso que de forma mais ampla a criança ganhe – de fato e de direito – espaço nas agendas políticas e institucionais, para além dos discursos. A Educação Infantil precisa ser pautada como direito das crianças e das famílias, em especial atenção às mulheres, em sua maioria mulheres negras, que ingressam no mercado de trabalho e participam ativamente do sustento da família, encontrando na Educação Infantil o lugar que também contribui com a sua emancipação e autonomia.

A Educação Infantil preserva o direito à infância, o direito ao brincar, tendo como pressuposto potencializar o aprendizado das crianças e o seu desenvolvimento social, motor e cognitivo. Infelizmente em Salvador o orçamento voltado para a Educação Infantil não atende às demandas da população, resultando em uma grande procura por vagas nos CMEIS – Centros Municipais de Educação Infantil.

Além disso, no âmbito estrutural, há várias denúncias relacionadas aos CMEIS que denotam uma precarização do serviço oferecido às comunidades, como por exemplo, a retirada de ADIs, tendo realidades apontadas de turmas com 20 crianças e apenas uma professora e uma ADI, o que torna difícil para as professoras/es manter a dinâmica do trabalho da forma como ele precisa ser feito, respeitando a essas crianças como sujeitos de direitos que devem ter assegurado o seu direito a um instrumento de política pública eficiente.

Em atenção a esse contexto, a APLB tem feito visitas aos CMEIS, a exemplo da visita feita pelas diretoras da APLB Arielma Galvão e Flávia Ribeiro, ao CMEI Cantinho das Crianças, em Águas Claras, e vai continuar acompanhando de forma atenta, pautando com o executivo municipal a urgência em atender às crianças e suas famílias que merecem uma educação de qualidade.

 

Você pode gostar de ler também: