APLB pressiona durante manifestação contra o fechamento de escolas da Rede Estadual e SEC abre o diálogo com a comunidade escolar
Nesta manhã, a APLB-Sindicato realizou um grande ato público em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEC) no Centro Administrativo da Bahia (CAB) contra o fechamento de escolas. A categoria esteve em peso e não desanimou nem com a forte chuva que caiu durante toda a manhã .
Por volta das 11h30, uma comissão formada por representantes das escolas presentes à manifestação e dirigentes da APLB-Sindicato foi recebida no auditório da SEC, pelo Superintendente de Políticas para Educação Básica, Ney Campello e o coordenador do Núcleo Territorial de Educação, José Barreto.
Segundo o coordenador geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, após um debate e a escuta das considerações e argumentos dos integrantes da comissão, ficou deliberado o seguinte:
1-A Secretaria vai ouvir todas as escolas, fazendo reuniões com as comunidades escolares, medida esta que deveria ter sido tomada antes do anúncio de fechamento das escolas;
2- Segundo os representantes da SEC, a maioria das escolas anunciadas na rede social não irá fechar, porque não existe esta intenção por parte da Secretaria;
3 – Ficou garantido que as comunidades escolares serão ouvidas, em reuniões preparadas e acompanhadas pela APLB na capital e no interior, sendo que o governo irá enviar equipes da SEC para Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Irecê, Macaúbas, Inhambupe, Feira de Santana, entre outras cidades que estão com escolas neste mesma situação.
O coordenador da APLB foi taxativo: “A nossa luta é não deixar nenhuma escola fechar. É um absurdo que o Governo do Estado, na contramão da história, faça da Educação um custo e não um investimento social, por isso somos contra!”
Rui acrescentou ainda que a APLB está de parabéns pela brilhante manifestação, que terá continuidade esta semana em outros locais. “Amanhã tem no Nogueira Passos, no Stiep, também vai ter no Cupertino Lacerda, na Orla e no interior. Vamos aguardar até sexta-feira (30), o resultado destas reuniões que o governo vai fazer com as escolas para manifestar a nossa vitória e dizer que a educação tem que ser prioridade”.
Durante a manifestação o departamento de imprensa da APLB-Sindicato transmitiu ao vivo, no facebook:
https://www.facebook.com/aplbsindicatoba/
Estiveram presentes na manifestação estudantes e professores de diversas escolas como, Escola Dantas Júnior, do Colégio Odorico Tavares, do Colégio Zilma Gomes, do Dique Pequeno, do Manoel Vitorino, do Alípio França, do Maria Odete, do Nelson Barros e do Colégio Ypiranga, todos da capital.
Professores de colégios das cidades de Macaúbas, Itabuna, Inhambupe e Alagoinhas também protestaram.
Integrantes da UBES e do CEAO prestigiaram o ato público.
Notícias anteriores
Nesta segunda-feira, 26 de novembro, às 9 horas.
A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia convoca a categoria para um ato público contra o fechamento de escolas da rede estadual de ensino, em frente à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
Local: Em frente à SEC (no Centro Administrativo da Bahia).