5ª Edição Prêmio Respostas para o Amanhã – Professores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática, inscrevam-se!

5ª Edição Prêmio Respostas para o Amanhã – Professores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática, inscrevam-se!

Alunos e professores do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil já podem inscrever seus projetos na 5ª Edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã. Promovido pela Samsung e com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a proposta do concurso é incentivar estudantes e professores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática a aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de projetos que realmente possam ajudar as regiões em que vivem, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas com impactos positivos no dia a dia.

A proposta é estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, sob coordenação de um professor das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, acessando os conteúdos curriculares na busca de soluções capazes de resolver os problemas identificados nas comunidades onde vivem.  Nesta 5ª edição, o professor coordenador poderá indicar até dois professores parceiros para apoiar o desenvolvimento do projeto de sua turma, e esses profissionais podem lecionar em outras áreas do conhecimento, como as Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias, fortalecendo a interdisciplinaridade.

A proposta pedagógica do Prêmio enfatiza a importância da temática da sustentabilidade na escola; o desenvolvimento da pesquisa no campo científico, articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas; o engajamento das turmas em sua totalidade, valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e articulando escola e comunidade.

Conforme a etapa de seleção, alunos, professores, diretores e escola são premiados. A cada edição o Prêmio Respostas para o Amanhã traz inovações, ampliando os benefícios para os participantes.

Acesse: www.respostasparaoamanha.com.br, consulte o regulamento e inscreva-se!

Para Maria Amábile Mansutti, coordenadora técnica do Cenpec, o diferencial do concurso é a sua proposta pedagógica integradora, que, além de engajar todos os alunos e alunas da classe, pretende valorizar a prática dos educadores e gerar benefícios para a comunidade em que as escolas estão inseridas. “É um programa que proporciona uma educação conectada com a realidade e mostra aos estudantes resultados concretos originados por seus projetos, baseados totalmente no aprendizado que obtiveram em sala de aula”, afirma.

Na última edição, em 2017, o Prêmio somou 1371 projetos inscritos, 953 escolas participantes, 1.057 professores e 41.929 alunos envolvidos, em todo o Brasil.

Você pode gostar de ler também: