SEC realiza aula magna do CATE II

Foto Roberta Rodrigues – Ascom-IAT

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quinta-feira (30 de novembro), a aula inaugural da segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE II), que irá beneficiar cerca de dois mil professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A atividade, que foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro; professores e dirigentes da APLB-Sindicato .
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário disse que esta é uma das ações que visam fortalecer o eixo pedagógico das escolas. “Esse é um aspecto importantíssimo para essa grande virada que nós precisamos dar, do ponto de vista da Educação enquanto ferramenta de transformação, enquanto capacidade que nós temos de interagir tanto no território quanto na mudança na vida das pessoas”, afirmou, ao acrescentar que parcerias com as universidades e instituições de ensino superior estão em curso para a oferta de cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado.

Foto: Walmir Cirne

Vice-coordenadora da APLB-Sindicato, a professora Marilene Betros falou da importância do CATE II: “Em consequência da luta e de reivindicações da APLB-Sindicato, o CATE II vem corrigir uma defasagem que havia desde 2014, quando professores que estava no estágio probatório não podiam se inscrever no CATE I. Agora, esse professores podem fazer o CATE II. Com a aprovação do projeto de lei específico pela Assembleia Legislativa, terça-feira, 28, esses professores estarão aptos a se inscreverem no novo curso. Isto é fruto da luta da APLB-Sindicato, que trabalha, diuturnamente, em prol da categoria. Mas temos a consciência que muito ainda devemos conquistar. Estamos mobilizados pelo reajuste linear, que contemple aposentados e aposentadas”, afirmou.

O curso começará em 26 de fevereiro de 2018. Entre os dias 1º de dezembro e 15 de dezembro será disponibilizado o ambiente virtual para acesso ao curso. No primeiro acesso a professora ou professor atualiza seu perfil, responde um questionário. “Sugerimos que todos ou todas acessem o quanto antes o ambiente virtual para que possamos sanar qualquer problema que possa existir”,  pontua Marilene Betros, informando ainda que qualquer dúvida a professora ou professor deve mandar mensagem para o e-mail (extensaounead@uneb.br).

Foto: Walmir Cirne