Professor Rui Oliveira fala à imprensa sobre diferenças entre a rede estadual e a rede municipal de Salvador

Professor Rui Oliveira respondendo às questões formuladas pelo Bocão News – que fez uma comparação das reivindicações na municipal em relação à rede estadual – em entrevista em 17 de julho de 2017:

“Na rede municipal de Salvador não há mudança de nível.

Na rede estadual mudamos no mês de maio 1.600 especializações, 460 mestrados e 48 doutorados.

A rede municipal perdeu a gratificação de difícil acesso. Na estadual, conseguimos de volta 30 por cento.

Na rede municipal não tem mais licença prêmio. Na estadual tem 2.000 por ano.

Na rede municipal há três anos não há promoção de 2,5 por cento. Na estadual, desde 2012 tem todo ano 7 por cento. Na rede municipal não tem. Na estadual, 5 anos 10 por cento, 5 de adicional, 5 de avanço.

Na rede municipal não tem incentivo à qualificação. Na estadual, de uma só vez 50 por cento.

Dentre outras questões, nós vamos ter agora reajuste e nova promoção de 7 por cento. Garantimos agora concurso público, o edital sai nesse mês: 10 vagas para professor e 3.200 vagas pra coordenador pedagógico, garantimos para quem não quer aposentar abono de 1.600 reais pagos agora em julho, retroativo desde 2015 do incentivo à qualificação. E vamos garantir, se a aposentadoria não for publicada em até 120 dias, o servidor público fica em casa. Ganhamos agora na justiça a reclassificação para os aposentados, garantimos agora alteração de 20 pra 40 horas automática para coordenador pedagógico e professor com formação de pedagogia. E até início de agosto professor de disciplina, enfim tem muita coisa para falar à categoria.

A APLB tem 90 mil filiados, na rede estadual. Pegue o seu contracheque de janeiro de 2012 e divida pelo de junho de 2017 você irá encontrar percentual de reajuste.

Mas temos muito que lutar.

A luta continua!”