Opções

Ache fácil

Outubro Rosa – Prevenção é o melhor caminho e pode salvar vidas

cartaz outubro rosa 2015 4.indd

 

É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade); Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

(Informações INCA)

Em Salvador

Em parceria com a Konica Minolta, a Delfin Saúde vai disponibilizar exame de mamografia de graça em Salvador. A ação, que está em sua quarta edição, faz parte da Campanha Outubro Rosa e será realizada de 1º a 31 de outubro. A previsão é que sejam realizadas quase 20 mil mamografias gratuitas – considerando-se também as ações do interior do Estado – em mulheres entre 50 e 69 anos, com o objetivo de ajudá-las a prevenir e a tratar a doença.

Os exames serão gratuitos, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), além da Konica e Delfin, a parceria é também com os governos Federal e Estadual, e a GEAP Saúde – Fundação de Seguridade Social. As interessadas devem levar o cartão do SUS e cópias do RG e comprovante de residência. Em Salvador, o serviço itinerante contará com dois caminhões móveis, que funcionarão na sede da UNEB, de 19 a 31/10, e no Hospital São Rafael, de 5 a 17/10, com atendimento das 8h às 18h, com capacidade para 250 exames por dia.

Cada caminhão possui dois mamógrafos, área de revelação e digitalização de imagens, computador e sala de espera para pacientes, tudo em um ambiente climatizado. A campanha tem como madrinha a cantora Elba Ramalho, que já superou um câncer.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é a principal causa de óbito por câncer entre as mulheres do mundo e, no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), houve 57.120 casos novos em 2014. Sabe-se que 95% dos casos podem ser curados mediante o diagnóstico precoce, e a mamografia é o único método que provou ser eficaz no rastreamento do câncer de mama, com capacidade de detectar lesões não palpáveis e causar impacto na redução da mortalidade.

Top