Prefeitura de Baianópolis ameaça os trabalhadores

Diante da recusa da prefeita de Baianópolis em repassar o reajuste de 19,2% dos valores do Fundeb, que se encontra a disposição da Prefeitura Municipal que nos meses de  maio e junho recebeu o dobro,  e da prepotência, autoritarismo e ameaças sofrida pela categoria  os trabalhadores em educação  decidiram que  estarão paralisando as atividades  a partir de sexta-feira dia 21/08.

Através de oficio a secretária de Educação convocou a diretoria da APLB-Sindicato para uma reunião dia 17/08 no gabinete da prefeita que não se encontrava presente,  a reunião a aconteceu com a  presença da secretária de Educação que não se posicionou nenhuma vez, sendo que  o genro da prefeita e secretário administrativo Sr. José Inácio Alberes conduziu a reunião de forma bastante agressiva e ameaçadora, nos comunicou que não havia nenhuma proposta. Portanto, a reunião foi apenas uma forma da prefeita usar e abusar do poder de ameaçar os trabalhadores dizendo que descontaria os dias parados além de outras punições que estão sendo prometidas.

A diretora regional da APLB-Sindicato Jacira Wanderley está sendo intimada como indiciana em um processo por invasão da prefeitura pela também filha da prefeita e agressora da diretora da APLB-Sindicato professora Odélia, além de ser agredida fisicamente pela filha e também secretária de Saúde; sendo a diretora regional intimada para sexta-feira a comparecer a delegacia. Como a porta da prefeitura estava aberta, e apenas entrou a diretoria da APLB-Sindicato para um contato com representantes da prefeitura na tentativa de finalizar o impasse, não sabemos como pode a Sra. Dagmar  Xavier  abrir um processo.

Precisamos do apoio de todos os companheiros da APLB-Sindicato para que a ditadura imposta pela Prefeitura Municipal  em Baianópolis possa ter um basta!!!!

Afinal lutamos tanto por democracia, por liberdade, por uma constituição e leis  que amparassem o direito do trabalhador, precisamos fazer valer!!

 

                                                              Jacira Wanderley

                                                              diretora regional

 

 

_______________________________________________________________________________

 

Companheiros,

 

Desde o mês de dezembro, exatamente no dia 24 e 31 de dezembro  de 2008 estamos na cidade de BAIANÓPOLIS, pois  na época se encontrava na Câmara Municipal para ser votado um “dito” Plano de Carreira em que constava apenas o salário de $ 485,00 e uma lista de vagas para realização de concurso público.

Imagine uma cidade em que mesmo fazendo concurso para 40 horas a Prefeita retira a carga horária  e mantém apenas 20h. como forma de castigar aqueles que não votaram para ela na eleição, e mesmo a justiça mandando reintegrar os companheiros a prefeita prefere fazer um novo concurso. Como o famigerado “Plano de Carreira” não foi aprovado devido a presença maciça dos trabalhadores em educação, os trabalhadores tiveram um castigo: foi feito uma portaria para contratar novos professores.
Deste este fato que tentamos de todas as formas conversar, negociar e nunca fomos recebidos pela Prefeita Municipal senhora Jandira Xavier. Encaminhamos diversos ofícios, e nem mesmo cumprir as Leis Federal 11738 /08ou a 11494 /07 , a senhora prefeita se dignou a observar. Por último os Trabalhadores que  recebem um salário base de $ 465,00 não tendo gratificação de regência, AC ou aprimoramento profissional são obrigados a permanecer com 20 horas, como forma de castigo, não receberam também a diferença que foi repassado para o FUNDEB DE 19,2  e a Prefeita se recusa até a falar do assunto com a categoria ou mesmo com a direção do Sindicato.

Por isto, e sem nenhuma saída para a resolução dos problemas,  a categoria decidiu em Assembléia Geral pela paralisação das atividades e fizeram uma manifestação para denunciar o abuso e o descaso da Prefeita Jandira Xavier para com a Educação do Município.

Após a manifestação dos Trabalhadores a Diretoria da APLB-Sindicato decidiu ir a Prefeitura para ver se conseguia conversar com a Prefeita, entraram na PREFEITURA APENAS A DIRETORIA LOCAL E A DIRETORA REGIONAL ENQUANTO OS DEMAIS TRABALHADORES AGUARDAVAM NA PRAÇA EM FRENTE UMA RESPOSTA; Ao entrar no recito fomos informados que nem a Prefeita nem o seu Genro (Inácio) que é um dos secretários da Prefeitura Municipal de Baianópolis, se encotravam. Fomos encaminhados para o Tesoureiro e o Contador da Prefeitura; estavamos conversando tranquilamente e explicando para os mesmos quais eram as reivindicações dos Trabalhadores quando irrompeu na sala da tesouraria a Senhora DAGMAR ALEXSANDRA SILVA XAVIER, SECRETÁRIA DE SAÚDE E FILHA DA PREFEITA DE BAIANÓPOLIS QUE AOS GRITOS PARTIU PARA CIMA DA DIRETORA DA APLB-SINDICATO A PROFESSORA ODÉLIA E AGARROU-A PELOS BRAÇOS PUXANDO A MÁQUINA FOTOGRÁFICA QUE SE ENCONTRAVA EM SEU PODER E PUXANDO-LHE VIOLETAMENTE OS CABELOS.
E MESMO SENDO ARRASTADA PARA OUTRA SALA PELO CONTADOR DA PREFEITURA CONTINUOU ATRAVÉS DE UMA PEQUENA JANELA AGREDINDO VERBALMENTE COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO TODA A DIRETORIA DA APLB.

Procuramos sair do local, e fomos surpreendidos por uma OUTRA FILHA DA PREFEITA QUE É SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL SENHORA ANA AVELINA QUE AOS GRITOS IRROMPEU PARA NÓS NOS AGREDINDO VERBALMENTE DE BADERNEIRAS E QUE ESTAVA EM ATENDIMENTO A PACIENTE COM DEPRESSÃO E QUE HÁVIAMOS ATRAPALHADO. NÃO COMPREENDEMOS COMO , POIS ESTAVAMOS NA PREFEITURA E NÃO NUMA UNIDADE DE SAÚDE.
LOGO APÓS AS FILHAS DA PREFEITA FORAM PARA A DELEGACIA DENUNCIAR A DIRETORIA DA APLB-SINDICATO ONDE ABRIRAM PROCESSO. AO CHEGARMOS A DELEGACIA AS MESMAS JÁ SE ENCONTRAVAM LÁ E TIVEMOS QUE AGUARDAR POR QUASE 2 HORAS PARA PRESTARMOS QUEIXA DOS FATOS.

POIS É, COMPANHEIROS NA CIDADE DE BAIANÓPOLIS TODA A FAMÍLIA FAZ PARTE DO SECRETARIADO, E AGRIDEM E AINDA SE ACHAM VITIMAS. SERÁ QUE ELAS NÃO DESCOBRIRAM AINDA QUE A DITADURA ACABOU?

E ONDE ESTÁ O DINHEIRO DO FUNDEB QUE DEVERIA TER SIDO REPASSADO PARA A CONTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO?  POR QUE A PREFEITA  NÃO RECEBE OS TRABALHADORES?
JACIRA WANDERLEY -DIRETORA REGIONAL DA APLB-SINDICATO

Você pode gostar de ler também: