O NOSSO VERDADEIRO HERÓI! – Por Nivaldino Félix

Inegavelmente, Zumbi de Palmares é a simbologia histórica das comunidades negras em todo o Brasil. Ele representa para o nosso povo o caminho para a liberdade.

A República de Palmares foi um grande exemplo de sociedade  igualitária, onde a convivência coletiva entre os seus habitantes era norma imprescindível.

Apesar disso, impuseram aos negros uma heroína branca, chamada Princesa Isabel, como a grande responsável pela libertação do negro. E, por muito tempo, isso era tido como verdade, através da história oficial,  e o 13 de maio era comemorado pelo povo negro agradecendo a essa dama da corte a sua libertação.

Mas essa historia sempre foi questionada pela intelectualidade  negra e estudiosos da real historia do Brasil, que com o tempo mostraram ao povo negro que seu verdadeiro herói era outro, Zumbi dos Palmares. Falando nisso, é preciso ressaltar o papel de Ganga Zumba como um dos idealizadores do Quilombo de Palmares. Ele era o rei de Palmares até 1645, quando capitulou e traiu o povo Palmarino. Porém, não podemos de jeito nenhum deixar  de ressaltar o seu papel relevante  na construção de Palmares.

Pelo que nós observamos, o dia 20 de novembro torna-se cada vez mais popular, e hoje brancos e negros já têm esta data como referência histórica.

Para além disso, os negros do Brasil precisam se organizar em torno das suas entidades representativas, no caminho da construção de outra República de Palmares. Nós negros temos o dever de sermos  protagonistas  desse processo político libertador, porque  não podemos ser eternamente escravos de um processo político desigual e infame, que relega o nosso povo a ficar abaixo na pirâmide social.

Em todo país, as comunidades negras estão realizando muitas atividades, chamando a atenção para uma realidade que se expressa no nosso cotidiano com a violência, a miséria e a pobreza, que  afetam de forma contundente o povo negro.

Todos no dia 20 de novembro lavando a Estatua do nosso grande Marechal, Zumbi dos Palmares!

Viva a Liberdade!

Viva Zumbi!

Nivaldino Felix – É escritos, pesquisador e ativista do Movimento Negro e diretor de imprensa da APLB-Sindicato