Não ao fechamento de escolas, sim à reestruturação!

Foto de Passeata após assembleia da Rede Municipal em 23 de novembro de 2017. Crédito Aristeu Chagas

SOMOS CONTRA O FECHAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA GABRIELA SÁ PEREIRA, DO VALE DAS PEDRINHAS!

A diretoria da APLB-Sindicato  reafirma o seu  posicionamento contra  o fechamento de escolas da rede e em defesa da educação pública de qualidade. Por isso, esteve na manhã desta terça-feira (28), acompanhando uma manifestação da comunidade escolar da Escola Municipal Professora Gabriela Sá Pereira, do Vale das Pedrinhas.

Durante o ato, foram colhidas assinaturas para um abaixo-assinado (inclusive na assembleia da categoria, ocorrida no dia 23),  exigindo o não fechamento da escola pela Prefeitura de Salvador, e em seguida saíram  em caminhada até à Secretaria de Educação do Município – SMED,  para entregar o documento ao secretário de Educação.

O sindicato tem recebido inúmeras denúncias  sobre o fechamento de escolas em diferentes bairros de Salvador  e tem acompanhado as ações de professores e comunidades escolares contra estas medidas da gestão municipal, como é o caso das escolas Alan Kardec, da Graça, a Presidente Médici, de Paripe e a Sociedade Beneficente Cultural de Amaralina, da Santa Cruz.

Além de fechamento de escolas, a política de desmonte que vem sendo implementada pela gestão municipal prevê também a desativação de turmas e turnos, especialmente no turno noturno, onde funciona a EJA – Educação de Jovens e Adultos, prejudicando principalmente jovens e idosos que foram privados de estudar no tempo certo e que precisam da escola pública, para voltar à sala de aula em busca de qualificação para o mercado de trabalho ou para o fortalecimento de sua cidadania.

Sabemos que este público precisa trabalhar durante o dia, então só lhe resta o turno noturno, de preferência  em escola próxima de suas residências. Portanto, o fechamento de escolas municipais ou a desativação de turmas e turnos, representa uma política de exclusão, cujo objetivo nos parece ser reduzir custos, sem a devida preocupação com o pedagógico.

APLB-Sindicato

Acompanhe os depoimentos de mães de alunos que são contra o fechamento da escola Gabriela Sá Pereira, no Vale das Pedrinhas:

Cidália Araújo Costa é mãe de Danilo Araújo de 8 anos. Ele estuda na escola há 2 anos.

Antônio Rodrigues dos Santos, avô de Tayla Coutinho, de 9 anos. Ela estuda na escola faz 3 anos.

Vilma dos Santos Moreira, mãe da aluna Laisa Moreira de 10 anos. Laisa estuda na escola há 5 anos.

Istela da Cruz, 56 anos. É aluna do turno da noite.