Mulheres vão às ruas e marcam o 8 de março contra a Reforma da Previdência

Mulheres foram às ruas de Salvador nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, para comemorar e protestar. A APLB-Sindicato se juntou à CTB e demais centrais sindicais, além de representantes de movimentos sociais que promoveram diversas manifestações pelo país durante todo o dia. Os protestos se posicionaram contra as propostas de reforma da Previdência e trabalhista, além da violência e o machismo. Neste dia as mulheres trabalhadoras não se unem só para celebrar a data e sim para defender a democracia.

Com faixas e cartazes com dizeres como “A Palavra de Ordem é Lutar, Lutar e Lutar!” “Mulheres Educadoras Baianas na Luta contra a Reforma da Previdência”! “”Diga não à violência contra a mulher”, trabalhadores e trabalhadoras em educação, mulheres, homens, jovens, crianças e idosos participaram da Grande Marcha de Mulheres que saiu do Campo Grande, no centro da cidade, em direção ao bairro do comércio. Várias entidades defenderam uma reforma política democrática com igualdade de gênero, protestaram contra a reforma da Previdência, a violência, o racismo, e a luta contra a retirada de direitos.

Fotos: Getúlio Lefundes

O momento é de mobilização total contra a retirada de direitos sociais e trabalhistas. Sempre na linha de frente da luta, o movimento de mulheres está convocando as baianas para participar das ações do Dia Internacional da Mulher – 8 de março. A APLB-Sindicato convoca a categoria para a grande marcha que ocorre em Salvador, no Centro da cidade. A concentração será às 14h, no Campo Grande.

Este ano, a data será marcada também pelos protestos contra a reforma da Previdência, proposta pelo governo golpista de Michel Temer, que penaliza duplamente as mulheres com o aumento do tempo de contribuição, para absurdos 49 anos para ter direito à aposentadoria integral, e a igualdade de idade com os homens, desconsiderando toda a carga extra de trabalho doméstico e os cuidados com os filhos e a família.

Fonte CTB.