II CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO DA APLB-SINDICATO – DIAS 15 E 16 DE SETEMBRO

SUGESTÃO DE CARTAZ.indd

II Conferência Estadual de Educação da APLB Sindicato-CEEAS

ORGANIZAR A LUTA E AVANÇAR NAS CONQUISTAS

A Educação que a gente quer para a Bahia.
A II Conferência Estadual de Educação da APLB Sindicato é destinada aos trabalhadores /as em educação das redes públicas (estadual e municipais) do Estado da Bahia, filiados/as ao sindicato, gestores e convidados. Terá como tema “Organizar a luta e avançar nas conquistas – a educação que a gente quer para a Bahia”.  A conferência acontece no Centro de Convenções do Gran Hotel Stella Maris, nos dias 15 a 16 de setembro de 2014. A II Conferência Estadual de Educação da APLB Sindicato tem como objetivos:Propor um projeto de educação para a Bahia, que seja referencia e atenda as necessidades de seus trabalhadores/as,  propicie um atendimento de qualidade à população, visando contribuir na definição de políticas educacionais no nosso estado, com inclusão social e recepção à diversidade.

Cumprir Resolução 11º Congresso Estadual da APLB Sindicato;

Reafirmar o protagonismo da APLB Sindicato na luta por uma educação de qualidade socialmente referenciada e apontar caminhos;

Discutir e diagnosticar a situação da educação na Bahia.

Construir estratégias para a efetivação do projeto estadual de educação;

Envolver todos os níveis, etapas e modalidades da educação básica, com vistas a edificar o projeto de educação para a Bahia;

Indicar as condições necessárias para a definição de políticas educacionais no estado da Bahia que promovam a inclusão social e valorizem a diversidade.

Qualificar o debate dos trabalhadores e das trabalhadoras do Ensino Público sobre a Conjuntura Educacional, desafios e perspectivas da classe trabalhadora, acompanhamento e intervenção junto às políticas estabelecidas pelos órgãos governamentais a partir dos projetos já consolidados nestes últimos anos pela categoria. É, também, mais um espaço do debate pedagógico e apropriação da categoria sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e os seus desafios para a qualidade.

“Organizar a luta e avançar nas conquistas” são desafios para atender as demandas e aspirações de uma sociedade que esta cada vez mais ávida por educação de qualidade, socialmente referenciada para todos e justiça social.

Uma boa Conferência para todos e todas delegados/as!

Comissão de Organização da II Conferência Estadual
de Educação da APLB Sindicato

PROGRAMAÇÃO:
DIA 15/09/2014 SEGUNDA-FEIRAMANHÃ8h Credenciamento dos/as delegados/as

12h Almoço

TARDE

15h Apresentação e aprovação do Regimento
Coordenação: Comissão Organizadora da II CEEAS e Coordenação da APLB-Sindicato

16h Abertura Oficial
• Apresentação Cultural
• Instalação da mesa
• Saudação das autoridades

18h Encerramento do credenciamento dos/as delegados/as

18:30h Palestra Magna: Educação no Brasil: desafios e perspectivas
Palestrantes: Roberto Franklin Leão – Presidente da CNTE.
Alice Portugal – Deputada Federal. Membro da Comissão de Educação da Câmara
Coordenação: Marilene dos Santos Betros
Relatoras: Olivia Mendes e Claudenice Barbosa

20:30 Jantar

DIA 16/09/2014 TERÇA-FEIRA

MANHÃ

8h Abertura dos trabalhos

Mesa I – NOVO PNE E OS SEUS DESAFIOS

O PNE na perspectiva da valorização dos profissionais da educação
Palestrante: Rui Oliveira – Professor Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia. Professor da rede pública estadual. Coordenador licenciado da APLB-Sindicato.

Valorização dos profissionais da educação com ênfase na profissionalização dos funcionários de escola
Palestrante: Guelda Cristina de Oliveira Andrade
Secretária de Funcionárias (os) – Sintep-MT.

Educação e Trabalho: Saúde dos/as profissionais da educação e meio ambiente
Palestrante: Maria Antonieta Trindade – Professora, Graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Vice – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de PE. Secretária de Saúde do Trabalhador da CNTE.

Educação de Jovens e Adultos e os seus desafios
Palestrante: Marlene Silva: Licenciada em História pela UFBA. Pós – graduada em Educação  pela UCSAL. Coordenadora de EJA da Rede Estadual até fevereiro de 2013. Atualmente professora do Colégio Estadual Sete de Setembro.

Educação Infantil em Novas Perspectivas
Palestrante: Marlene Santos – Professora da Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação Departamento I. Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil.

Coordenação: Valdice Edington
Relatores/as: Gercyjalda Rosa e Jurandir Gregório

11h Debate

12:30 Intervalo para o almoço

14h Plenária Final – Apresentação, Debate e Aprovação do documento “a educação que a gente quer para a Bahia”.

Coordenação: Comissão Organizadora e Coordenadora da APLB Sindicato

17h– Mesa de Encerramento