Exonerações desagradam a comunidade

Mobilização no Colégio Eraldo Tinoco

Surpreendidos no dia 27 de julho com a publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia com a exoneração da diretora Enilzete Monção, alunos, professores e os pais dos estudantes, desde então, têm se mantido em mobilização para reverter a situação criada pela SEC.

A Secretaria Estadual de Educação nomeou para a direção do colégio a professora Sônia e criou uma situação constrangedora. Sempre acompanhada por uma filha, a nova diretora não comanda as reuniões sob o argumento de estar doente. A filha é que fala por ela. Sônia abriu a boca apenas para dizer “fui nomeada pelo governo, vocês vão ter que me engolir”.

A comunidade escolar fez passeata, esteve na mídia e comunicou o que está acontecendo para toda a Bahia. Nesta quinta-feira, 23 de agosto, professores, alunos e pais de estudantes terão uma audiência com o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso. A comunidade soube que a nova diretora foi indicada à SET por um vereador, então quer solicitar ao presidente do Legislativo que converse com o colega dele e o faça refletir sobre a situação que gerou.

Exonerações de diretores desagradam a comunidade

A APLB-Sindicato parabeniza os educadores do Colégio Luís Cabral, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador,  pela resistência e luta que acabaram garantindo a permanência da atual gestora, Lilia Peixoto.

A diretora, que conta com o respaldo da comunidade escolar, havia sido exonerada via Diário Oficial, sem qualquer comunicado prévio. Professores, pedagogos, alunos e funcionários protestaram, foram até o prédio da SEC, reuniram-se com parlamentares na Assembléia Legislativa e, por conta da mobilização, conseguiram reverter a situação. Um bom exemplo para os colegas das escolas que estão passando pela mesma situação.

Apesar de ter defendido e estimulado a realização de eleições diretas para escolha de diretores das escolas públicas, o governo estadual não está respeitando o processo democrático, tão defendido pelo Partido dos Trabalhadores. Prova disso foram as três manifestações realizadas em escolas da capital baiana nesta semana.

Em 16 de agosto, pais de alunos inconformados com a exoneração, publicada no Diário Oficial do diretor do Colégio Estadual Úrsula Catharino – localizada no Centro – professor Adilson Gomes.

Os pais informaram que, em abril deste ano, na consulta feita pela APLB- Sindicato, eles votaram a favor da permanência do diretor, acreditando que a comunidade teria sua opinião respeitada. O colégio eleitoral foi formado por professores, funcionários, alunos e pais de alunos  da Instituição de Ensino.

Os mais preocupados com a qualidade da educação, lembraram que, na última avaliação de desempenho realizada pelo MEC, os alunos da 8ª serie do colégio ficaram acima da média nacional nas disciplinas: português e matemática.

Um detalhe importante: o substituto do diretor sequer faz parte do corpo docente do colégio.

Outros colégios

Na terça-feira, 14 de agosto, alunos, professores e pais de estudantes fizeram uma grande manifestação no Largo da Feirinha, próximo à Maternidade Albert, na Rua Coqueiro Grande, em Cajazeiras contra a exoneração da diretora Mirian de Oliveira Machado, da Escola Eduardo Baiana. Foram mais de três mil manifestantes. No dia seguinte, outra manifestação foi realizada no Colégio Estadual Professora Maria Anita , no Conjunto Colinas II de Periperi.