Em reunião com a diretoria da APLB, governador anunciou a promoção dos professores e várias outras medidas que atendem demandas da Educação

Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, 08/11, entre o governador Rui Costa e a diretoria da APLB, o governo do estado anunciou uma série de medidas que beneficiam os educadores baianos, todas fruto da luta da categoria e da APLB-Sindicato.  Entre as medidas anunciadas pelo governador, está a promoção dos professores, um direito garantido pelo Estatuto do Magistério, e que será concedida no percentual de 14%, dividido em duas vezes.

O governador, que estava acompanhado pelos secretários Walter Pinheiro (SEC), Edelvino Góes (SAEB), e Josias Gomes (SERIN) anunciou também;

• Concurso público de 40 horas, para professor e coordenador pedagógico;

• Alteração de carga horária para coordenador pedagógico, professor com graduação em Pedagogia e professor por disciplina;

• A revogação da Portaria do Incentivo à Qualificação Profissional, garantindo o retroativo do dia da petição;

• Ganhamos na justiça e vai ser implantado pelo governo o enquadramento, no último grau, de todos os professores que se aposentaram antes de 2003;

• A partir de janeiro de 2018 a aposentadoria será por semestre, por exemplo, quem der entrada no mês de maio fica em sala de aula até junho. Se der entrada em setembro, fica em sala de aula até dezembro;

• Todos os precatórios que chegaram aos cofres do estado serão repartidos da seguinte forma: 60%,  para os professores, e 40% para manutenção;

Além disso, o professor Rui Oliveira destaca que a APLB-Sindicato é a única entidade que vai entrar na justiça pelo reajuste linear. “Esta é uma luta pelo de todos os funcionários públicos. O governador não atendeu este direito e estabeleceu reajuste zero. Por isso, a APLB vai entrar na justiça reivindicando o reajuste linear, não apenas para os educadores, mas  para todos os servidores, ativos e inativos”.

Durante a audiência foram discutidos também várias outras demandas da Educação e um novo encontro será agendado com o secretário Walter Pinheiro para dar continuidade ao debate. Participaram também do encontro José Dias, diretor de Organização da APLB, Mary Cláudia, vice-coordenadora executiva de Articulação Social da SERIN, e Adriano Tambone, superintendente de RH da SAEB.