Atenção: notícias sobre os processos de aposentadoria da rede estadual

O professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato, entrou em contato com a Secretaria Estadual da Educação e foi informado que todos os processos de aposentadoria de 2016 serão publicados até o próximo dia 30 de novembro.

Os processos de aposentadoria de 2017 serão publicados até 30 de janeiro de 2018, informa Rui Oliveira.

Só não será publicado processo de quem estiver dependendo de documento do INSS.

Atendendo reivindicação da APLB-Sindicato, a Secretaria da Educação do Estado juntamente com a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), por meio da Superintendência de Previdência (Suprev), montaram uma força-tarefa para agilizar os processos de aposentadoria dos professores e profissionais da Educação. Segundo a Suprev, os servidores estaduais da Educação estão entre os beneficiados pela maior agilidade no trâmite dos processos de aposentadoria no Estado e, graças a esta força-tarefa, foi possível viabilizar, de janeiro a julho deste ano, a publicação de 1.320 atos de aposentadoria apenas dos funcionários da pasta. Este dado representa um acréscimo de 53% em relação à quantidade de benefícios concedidos em 2016, no mesmo período.

A parceria visou atender ao aumento na demanda recebida pela Educação ao longo deste ano. “O esforço é para desburocratizar os processos de aposentadoria que estavam se arrastando, devolvendo aos professores e técnicos da Educação o direito de se aposentar com dignidade”, afirma o Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. “Trata-se de um grupo especialmente importante, já que nada menos que 55% das aposentadorias do poder executivo estadual hoje são de funcionários da Educação”, acrescenta Eduardo Matta, diretor de Administração dos Benefícios Previdenciários da Suprev.