APLB-Sindicato presente na Conferência Municipal do PCdoB. Everaldo Augusto é o novo presidente municipal

Everaldo Augusto é eleito presidente do PCdoB em Salvador

A Conferência Municipal do PCdoB em Salvador, iniciada na sexta-feira (13/10), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, foi encerrada sábado (14), com a eleição dos 46 novos membros para o comitê do Partido no município. Com a definição, os novos integrantes elegeram, ainda na ocasião, o bancário e ex-vereador Everaldo Augusto para assumir a presidência do PCdoB-Salvador pelos próximos dois anos.

O novo presidente municipal possui uma consolidada e elogiada trajetória no PCdoB, ao longo de 40 anos de militância. Everaldo Augusto foi vereador por dois mandatos e presidiu o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) duas vezes. Atualmente, chefia o gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Ao ser anunciado presidente, Everaldo Augusto elogiou o trabalho da direção que encerra o mandato e destacou a biografia da atual presidenta, Olívia Santana. “Essa mulher está permitindo que o PCdoB dê um salto em Salvador. Ela representa a cidade, o povo negro, a intelectualidade, a cultura. Substitui-la não é fácil, mas vamos fazer de tudo para estar à altura desse desafio”, garantiu.

Everaldo também falou dos desafios eleitorais do Partido e explicou que pretende manter a ousadia e a coragem empenhadas pelo PCdoB nas eleições municipais de 2016, em que uma candidatura comunista foi lançada e o nome de Alice Portugal potencializado na disputa pela prefeitura de Salvador. “A principal tarefa do comitê é preparar o PCdoB para 2020. Assumimos um protagonismo e não queremos voltar atrás!”

Paridade e renovação

A vereadora Aladilce Souza estará à frente da vice-presidência. Os outros cargos de direção ainda serão definidos em próximas reuniões do comité eleito. Segundo a Secretaria Municipal de Organização, a conferência de Salvador mobilizou 1.829 filiados e filiadas, entre 45 organismos de base, 13 comitês intermediários e seis coletivos com atuação na cidade.

“Essa foi a maior conferência da história do nosso partido em Salvador. Tanto em quantidade quanto em qualidade”, celebrou Jurandir Silva, secretário municipal de Organização. O resultado da votação também chamou atenção pelos significativos índices de renovação dos membros e de participação feminina. Dos 46 nomes escolhidos para o novo comitê municipal, 19 (41%) são de novos quadros e 21 (46%) são mulheres.

Com o índice que se aproxima dos 50% de participação feminina, fato inédito entre os partidos com atuação na Bahia, a nova composição do Comitê Municipal do PCdoB garante o caminho de se aproximar da paridade de gênero. Jurandir ainda destacou que os percentuais são reais, correspondentes com a verdadeira atuação partidária das mulheres que possuem expressão política e capacidade de assumir tarefas partidárias.

Na abertura da conferência, na sexta-feira (13), Olívia Santana, que já foi secretária de Mulheres do governo do Estado, afirmou que, no PCdoB, “o empoderamento feminino é real”, e usou o seu próprio exemplo para ilustrar as oportunidades que as mulheres encontram no Partido.

A Conferência Municipal em Salvador é preparatória para a Conferência Estadual, marcada para o próximo final de semana (dias 21 e 22), e para o 14º Congresso Nacional, que acontece em novembro, em Brasília.

A professora Rose Aleluia, diretora de Imprensa da APLB-Sindicato, enfatizou a presença do sindicato na conferência, tanto no primeiro quanto no segundo dia.

Fotos da sexta-feira:

Rose Aleluia, diretora de Imprensa da APLB-Sindicato: “A APLB-Sindicato está firme e forte participando também do segundo dia da Conferência Municipal do PCdoB”.