Conferência do PCdoB-BA reelege Davidson e pleiteia disputa ao Senado

APLB-Sindicato marca presença na Conferência Estadual do PCdoB

Vídeo com o professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato:

O deputado federal Davidson Magalhães foi reeleito, neste domingo (22/10), presidente do PCdoB na Bahia, durante a Conferência Estadual do Partido, que aconteceu em Salvador, neste final de semana. A decisão foi tomada pelos 82 novos integrantes do Comitê Estadual, também eleitos na Conferência, para o biênio 2017/2019.

“Eu agradeço a todos e todas pela confiança em mim depositada para conduzir o nosso Partido por mais dois anos”, afirmou Davidson, após o anúncio da reeleição. A composição da futura Comissão Política e do novo Secretariado estadual será definida em momento posterior.

Antes do processo eleitoral, o PCdoB realizou, na manhã deste domingo, um debate com os principais dirigentes estaduais e que contou, também, com as presenças do governador Rui Costa, do ex-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado, Jaques Wagner; e da senadora Lídice da Mata. Na pauta, estavam discussões sobre os cenários políticos nacional e estadual.

O presidente Davidson Magalhães avaliou que, apesar das dificuldades no País, a Bahia segue na contramão da crise.  Davidson ainda reafirmou o compromisso do PCdoB com o projeto liderado na Bahia por Rui porque “continuar esse projeto é vital para o povo baiano e, por isso, estamos de cabeça na reeleição do governador, pela unidade”, disse.

PCdoB no Senado

Na ocasião, os mais de 200 delegados e delegadas municipais presentes na Conferência, além de diversos militantes não-delegados, reivindicaram a construção de uma candidatura comunista ao Senado Federal, nas eleições do ano que vem. Três nomes estão postos para o projeto: a deputada federal Alice Portugal; o deputado federal Daniel Almeida; e o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho.

Ao se dirigir ao governador, Davidson cobrou o espaço na chapa majoritária, no ano que vem.  “É muito importante a unidade desse projeto político, mas nós apresentamos aos nossos aliados o pleito do PCdoB de participar da chapa para o Senado, com a força que o PCdoB tem no movimento social, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional”, disse.

Conferência exitosa

A Conferência Estadual do PCdoB, que é preparatória para o 14º Congresso Nacional do Partido, é resultado de um processo de realização de 183 conferências municipais. A partir dos encontros locais, além da mobilização de mais de 200 delegados e delegadas comunistas, o PCdoB conseguiu ainda fazer o recadastramento de 8 mil filiados e filiadas, a segunda maior marca alcançada entre todos os estados.

“Isso representa a força social do PCdoB. A nossa Conferência não é um desfecho, mas um passo para o fortalecimento do nosso Partido. A tarefa agora é fortalecer os nossos comitês nos grandes e médios municípios do nosso estado”, disse Daniele Costa, secretária Estadual de Organização.

As fotos da Conferência podem ser acessadas através da página do PCdoB-BA no Flickr: http://www.flickr.com/photos/pcdobbahia/37607799180/

Notícias anteriores

PCdoB realiza a Conferência Estadual neste final de semana em Salvador

O Comitê Estadual do PCdoB realiza nestes sábado (21/10) e domingo (22/10 ), em Salvador, a Conferência Estadual, um dos momentos mais importantes da atividade partidária, quando são reunidos militantes de todos os municípios baianos em que o Partido atua para discutir os rumos do estado e do Brasil. O encontro será no Hotel Sol Bahia Atlântico (Rua Manoel Antônio Galvão, nº 1075, em Patamares), das 9h às 19h.

Com o mote ‘Em defesa da nação, da democracia e dos direitos sociais’, a Conferência vai discutir o temário do 14º Congresso Nacional do Partido, marcado para acontecer em novembro, em Brasília. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente estadual, o deputado federal Davidson Magalhães.

Um ato político vai marcar a abertura da Conferência, no sábado, às 11h, seguido por uma intervenção de Haroldo Lima, integrante do Comitê Central, que vai apresentar as teses do 14º Congresso Nacional do Partido. No domingo, às 10h, os dirigentes comunistas receberão a visita do governador Rui Costa, que também fará uma contribuição aos debates.

Um balanço prévio da Secretaria estadual de Organização apontou que 350 delegados e delegadas, eleitos em conferências de mais de 180 municípios do estado, estão aptos a participar das decisões do encontro. Além de ser um momento de discussões, a Conferência também será uma oportunidade de eleição dos novos integrantes do Comitê Estadual para o biênio 2017/2019.

Somente os delegados e as delegadas eleitos nas conferências municipais têm direito a voz e voto, mas o acesso aos eventos é aberto a todos. A Conferência Estadual do PCdoB também será transmitida ao vivo através da página que o partido possui no Facebook (facebook.com/partidocomunista dobrasilnabahia).