APLB continua agenda de discussão sobre as reformas da Previdência e trabalhista nas escolas da rede

A APLB-Sindicato vem realizando palestras sobre as reformas da Previdência e trabalhista nas escolas da rede municipal de Salvador, especialmente em atendimento a solicitações de professores e alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta terça-feira (9), à noite foi a vez da Escola Municipal Abrigo Filhos do Povo, no bairro da Liberdade, onde alunos e professores da EJA, participaram da palestra do professor Marcos Barreto, diretor da APLB, sobre o conteúdo e consequências das reformas para o povo brasileiro.

Notícias anteriores

APLB discute reformas da Previdência e trabalhista em escolas da rede

Num processo de formação para a cidadania e também de mobilização, a APLB-Sindicato vem realizando palestras sobre as reformas da Previdência e trabalhista nas escolas da rede municipal de Salvador, especialmente em atendimento a solicitações de professores e alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante os encontros, o professor Marcos Barreto, diretor da APLB, tem explicado um pouco sobre o conteúdo e consequências destas medidas nefastas do governo Temer, que alteram os direitos dos trabalhadores brasileiros e representam um retrocesso para toda a nação.

O professor classifica como inaceitável uma reforma que reduza a aposentadoria especial dos professores do ensino básico; aumente para 49 anos o prazo para aposentadoria integral; e que iguale as regras para homens e mulheres, em um país em que a mulher ainda é obrigada a cumprir jornadas duplas ou triplas, em decorrência do machismo estrutural.

Sobre a reforma trabalhista, o diretor da APLB tem destacado que a mesma, aliada a já aprovada terceirização generalizada, agride a constituição, rasga a CLT e ameaça criar subclasses de trabalhadores com poucos direitos, contratos precários e remuneração indigna.

Por isso conclama: “todos temos que nos mobilizar e lutar para que o parlamento recue e leve em consideração os verdadeiros anseios dos trabalhadores e de toda a sociedade brasileira”.

Além do professor Marcos Barreto, participaram também das visitas às escolas, as diretoras Clarice Pereira e Flávia de Souza.

As unidades escolares visitadas esta semana foram:

• Escola Madre Helena Irmãos Kennedy, localizada no bairro de Pernambués, na noite de quarta-feira (3)
  • Escola Municipal do Calafate, na noite de quinta-feira (4).