A Educação parou em toda a Bahia e o grito de protesto é o mesmo: Não à reforma da previdência!

A Educação parou em toda a Bahia e o grito de protesto é o mesmo: Não à reforma da previdência!

 

O dia amanheceu com um brilho todo especial na quarta-feira, 15 de março, data do início da Greve Geral Nacional da Educação. Desde as primeiras horas da manhã o sol já estava bem quente e o céu tomado de um azul peculiar, como para dar às boas-vindas aos milhares de trabalhadores em educação que começavam a chegar de todos os lugares, dos bairros de Salvador e diversas caravanas do interior, para o grande protesto contra a reforma da previdência realizado na região do Shopping da Bahia. A euforia tomou conta dos trabalhadores em educação que se juntaram à grande massa de muitas outras categorias. A Greve é Nacional e, na Bahia, ficou decidido que seria por dez dias. De 15 a 24 de março, a Educação parou em protesto e na luta para evitar a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que prevê a reforma da previdência.

Nesta quarta-feira (22), a Greve Nacional chega ao sétimo dia e contou com uma agenda intensa de luta com diversas atividades e manifestações. A Greve continua firme e forte até 24 de março!

23 de março – Quinta-feira, 9h:

PANFLETAGEM: Estação da Lapa, Estação Pirajá, Estação Ferroviária e Estação do Metrô (Iguatemi)

24 de março – Sexta-feira, 9h:

Na sexta-feira (24), encerrando os dez dias de greve da Educação será realizada uma  Grande Manifestação no bairro do Caminho das Árvores. ATENÇÃO: a concentração será em frente ao Hiperbompreço (Av. ACM, ao lado do Shopping da Bahia) às 9h.

MOBILIZAÇÃO CONTINUA

No retorno às aulas, na segunda-feira (27) continuaremos com a agenda de mobilização realizando reuniões com os pais e a comunidade, visitando às escolas, promovendo debates e esclarecendo a população.

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A PEC 287 – SEXTA, 31 DE MARÇO

Todas as Centrais sindicais escolheram o Dia 31 de março,  novo Dia Nacional de Mobilização contra a PEC 287 que propõe a Reforma da Previdência. Em breve estaremos divulgando as atividades deste dia.

Início da Greve – A Educação cruza os braços na Bahia em protesto

Na quinta-feira (15) a manifestação foi encabeçada pela APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia e contou com a participação das principais centrais sindicais e das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de atender uma convocação da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Pela manhã, a região do Shopping Iguatemi foi tomada por dez mil trabalhadores que entoaram o mesmo grito de guerra que não cabia mais estar preso na garganta e era um só: NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA! #ForaTemer.

A comoção foi geral e os gritos, vozes e brados de protesto conseguiram unir pessoas de diferentes idades e ideologias todos com um único objetivo de protestar contra as medidas do atual governo federal. O transporte público parou e as escolas permaneceram fechadas. Ficou evidente o nível de insatisfação com a proposta sobre a aposentadoria apresentada pelo governo federal e os dez mil trabalhadores deram o seu recado ao Planalto exibindo faixas, cartazes, usando apitos, gritando palavras de ordem como #ForaTemer  #NãoaReformaDaPrevidência

A tarde: Educadores baianos tomaram as ruas do centro da cidade para gritar contra a reforma da previdência. Quarenta mil pessoas na manifestação!

A tarde o Centro de Salvador ficou pequeno para abraçar a grande multidão que tomou conta das ruas.  Quarenta mil pessoas juntas, em uma única voz gritaram o #ForaTemer e fizeram a Avenida Sete ferver,  quando os profissionais da Educação das redes estadual e municipais do Estado da Bahia,  estudantes e  trabalhadores de diversas categorias e entidades sindicais, realizaram  uma grande manifestação da Greve Nacional da Educação, que protesta contra as reformas da previdência e trabalhista e o cumprimento do Piso Salarial. Milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais tomaram as ruas para participar da manifestação. A mobilização foi iniciada com a concentração na Praça do Campo Grande, de onde a caminhada seguiu ganhando cada vez mais participantes até chegar à Praça Castro Alves, aonde chegou já no início da noite.

Essa é a marca da APLB-Sindicato! Que luta e protesta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

A Greve Nacional continua até 24 de março.

Mas, o que temer?

Resumidamente, a reforma, apresentada ao Congresso Nacional pela presidência da República no final de 2016, quer estabelecer a idade mínima de 65 anos e, pelo menos, 25 anos de contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para que uma brasileira ou um brasileiro consiga se aposentar. Pela regra atual, os homens podem pedir aposentadoria com 35 anos de contribuição ou 65 anos de idade e as mulheres têm direito ao benefício com 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade. Para pedir a aposentadoria por idade, é preciso ter contribuído por, no mínimo, 15 anos. Se a proposta for aprovada, também deixará de existir a chamada aposentadoria especial, que reduz a idade e o tempo mínimos de contribuição no caso de pessoas que ocupam cargos com os quais ficam expostos a agentes nocivos à saúde. Entre os que têm direito a ela estão os professores da Educação Básica. A proposta tem gerado muito descontentamento entre os trabalhadores, especialmente entre os educadores.

O interior da Bahia segue firme e fortalece a greve da categoria!

Giro pelas cidades do interior – Clique nos títulos e leia a matéria completa:

GREVE NACIONAL: Manifestações em Itapetinga, Uauá e Igaporã

 

Atividades da Greve Geral no interior: Serrolândia, Vera Cruz e Jacobina

A APLB/Núcleo de Serrolândia realizou grande manifestação contra a reforma da Previdência

Os profissionais em educação de Serrolândia e Quixabeira, sob o comando das professoras guerreiras Janete e Conceição , juntamente com os demais companheiros do Núcleo, realizaram uma grande manifestação,  com caminhada até Prefeitura Municipal de Serrolândia. No comando do ato, também estiveram os  educadores Nivaldino Felix e Edimilson, representando a Diretoria Executiva da APLB-Sindicato. Clique aqui e saiba mais

 

 Núcleo de Vera Cruz realizou  Ato Contra a Reforma da Previdência em Mar Grande

Com discursos e gritando palavras de ordem, os educadores, pais, estudantes e moradores de Vera Cruz, indignados com as ações do Temeroso, saíram em caminhada da Praça do Riachinho e percorreram toda a localidade de Mar Grande. Ao final, deram um abraço simbólico no prédio da Previdência.

Jacobina também realizou grande caminhada

Mobilização da Greve Geral em Feira de Santana

Manifestação dos trabalhadores em educação toma as ruas do centro de Feira e suspende votação de projeto que aumenta contribuição para a Previdência Municipal.

Agenda da Greve Geral no Interior: Itabuna e Paripiranga 

API/APLB-Sindicato PROMOVE CAMINHADA EM ITABUNA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

A Avenida do Cinquentenário em Itabuna parou dia 15 de março para assistir a Caminhada de Protesto contra a Reforma da Previdência Social. A API/APLB-Sindicato promoveu uma caminhada dia 15 de março com cerca de 600 pessoas de vários segmentos, como Professores e Alunos da Rede Estadual de Ensino de Itabuna, e seus respectivos Núcleos de   Buerarema, Jussari, Itajuípe,Itapé, Ubaitaba, CTB(Central dos Trabalhadores do Brasil) e Sindicatos parceiros (Bancários,Comerciários, Sindserv,Sintratec e outros), Movimentos Socias, MNU (Movimento Negro Unificado), Movimento de Mulheres, Conselho Municipal de Saúde de Itabuna, Policiais Civis de Itabuna,População em geral,o Vereador Jairo, que protestaram ao longo da avenida do cinquentenário contra Reforma da Previdência Social

 Através do serviço de Som vários professores e o pessoal da CTB e Sindicatos parceiros  explicaram a  população sobre o risco eminente que prejudicará a todos(as) com a aprovação da PEC 287, a chamada PEC da MORTE que retira direitos sociais já conquistado com muita luta.

PARIPIRANGA ESTÁ EM GREVE GERAL

O dia de terça-feira, 21, em Paripiranga foi marcado por um grande movimento dos profissionais da educação e outras categorias que se uniram contra a reforma da Previdência. Presença também de alunos e professores da Rede Estadual apoiando o ato. O movimento percorreu nas principais avenidas da cidade até a Câmara de Vereadores, onde está acontecendo uma audiência pública realizada pelo vereador Wilson do PT apoiado pelo Diretor Regional, João Neto Fraga, e a Delegacia de Vaza Barris, contra esse desmonte do governo Temer.

Ato pacífico e de consciência política

Vale ressaltar que Paripiranga aderiu à greve de 10 dias. Uma novidade em Paripiranga com relação a essa greve foi a adesão total do funcionalismo, sejam eles, concursados, contratados e/ou cargo comissionado, sem nenhuma repressão do poder público municipal.

 APLB Sindicato/Regional Nordeste.

 

 

 

 

Você pode gostar de ler também: