22 DE AGOSTO – DIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

22 DE AGOSTO – DIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

A APLB-Sindicato saúda os coordenadores pedagógicos pelo seu dia, que se comemora hoje, dia 22 de agosto. Responsável por promover a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, o Coordenador Pedagógico é um profissional de extrema importância no ambiente escolar, estabelecendo as relações interpessoais entre todos os envolvidos, ao  atuar entre a direção, professores e comunidade escolar, com várias atribuições e multifunções.

A todos os coordenadores, que traçam metas e projetos juntamente com a direção e com os professores, no sentido de promover o crescimento e dinamismo da escola, mesmo sem as condições dignas de trabalho, nossos parabéns!

Como surgiu

A figura do Coordenador Pedagógico surgiu entre as décadas de 70 a 90 do século passado. As transformações sociais, políticas, econômicas, mudança de valores, fragilidade da educação e a desvalorização dos profissionais, acabaram provocando situações de desanimo na educação, resultado de políticas educacionais formatadas e despejadas nas escolas sem um planejamento e sem a participação dos educadores.

O coordenador pedagógico surgiu em meio a essas inovações educacionais voltadas para projetos diferenciados e mudanças, porém sem nenhuma qualificação, o que comprometeu o bom desempenho de sua função.

Além disso, o coordenador ainda convive com adversas condições de trabalho. Faltam as condições objetivas, materiais favoráveis, organização coletiva, entre outros fatores, que prejudicam a sua real função de coordenar, planejar e acompanhar todo o processo didático-pedagógico.

A luta continua para assegurar um processo pedagógico que possa garantir o ingresso, a permanência e a qualidade em educação, para formar cidadãos conscientes, críticos responsáveis e capazes de exercer a sua cidadania.

Você pode gostar de ler também: